terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Melhores Carros Sci-Fi



Os Melhores Carros Voadores da Ficção e Sci-Fi (ficção científica).

 

 

Delorean - De Volta Para o Futuro 1, 2 e 3 (1985, 1989, 1990).


"Estradas? Para onde vamos, nós não precisamos de estradas."

Essa é a frase marcante de Doc Brown quando convida Marty em 1985 para uma viagem ao futuro no ano de 2015 em um Delorean voador.

O carro marcou presença constante nos três filmes da Trilogia,  a função do carro era viajar no tempo.

O DeLorean usado na trilogia foi um  DMC-12 1981, com um PRV 6 cilindros (Peugeot / Renault / Volvo), criado por John Zachary DeLorean. É incrível pensar que mesmo com a publicidade marcante em três blockbusters, a companhia do carro ainda foi à falência

O curioso é que uma série de problemas, incluindo até escândalos envolvendo o crime organizado fez com que a DeLorean Motor Company entrasse em falência no ano de 1983. Anos mais tarde (2008) a companhia retornaria as atividades, voltando a fabricar o carro com as mesmas características (motor, câmbio, tamanho). A empresa também iniciou um pacote de customização e uma opção de motor mais potente.



Star Car - The Last Starfighter (O Último Guerreiro das Estrelas). 1985


A diferença era que o "Starcar" (o carro propriamente dito) que leva o personagem "Alex Regan" para o planeta Rylos foi o primeiro carro totalmente em CG(computação gráfica) voando do cinema. Antes dele, as cenas eram feitas com miniaturas. Houve uma versão em tamanho "real" que mais tarde teve uma participação especial em Back To The Future 2 ("De Volta Para o Futuro 2" na tradução literal), em uma cena em que o carro aparece estacionado. Embora possa ter semelhanças superficiais com um DeLorean (especialmente as portas laterais), não é, de fato, um DeLorean.


Animação CG do "Star Car" voando.


Star Car no planeta Rylos.


Star Car estacionado à esquerda em De Volta Para o Futuro 2.




Ford Anglia - Harry Potter And The Chamber Of Secrets (Harry Potter e a Câmara Secreta - 2002).



Para que Harry e Rony não percam o início do segundo ano na escola para bruxos e bruxas em Hogwarts, eles pegam um carro Ford Anglia para chegar lá. O carro pode voar, ficar invisível, nunca precisa de gasolina e até dez pessoas, seis troncos, duas corujas e um rato podem caber confortavelmente dentro.


 OK. O filme não é de ficção científica, é de fantasia, mas é ficção assim mesmo.



Spinner - Blade Runner (1982)




Os carros voadores em Blade Runner (citado em "Cadê os Carros Voadores?") foram batizados de "spinners". Eles poderiam ser conduzidos como carros no chão, ou executando uma decolagem vertical para voar aonde quisesse.  

Eles foram concebidos por Syd Mead, um desenhista industrial que trabalhou em filmes e séries como Star Trek. Ele  descreveu o spinner como um veículo que dirige para baixo do ar para criar sustentação (não entendi esse explicação). 

O spinner seria impulsionado por três motores: "combustão interna convencional, jato e anti-gravidade".



#5 ...

Continua em um próximo post... 

Nenhum comentário: