quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dicionário do Jazz


A


All Stars
Essa expressão dá nome a conjuntos que reúnem, esporadicamente, grandes nomes do jazz para excursões ou acontecimentos especiais. O prestígio dos músicos do jazz é, em geral, medido pelos polls, enquetes que sempre fazem as revistas especializadas com seus leitores. (JB)
Alto
Saxofone alto. Quando se refere a um músico que toca esse instrumento se diz "altista" ou, simplesmente: "o alto" desse conjunto é fulano de tal." (JB)
Atonal
Fora do sistema acústico tonal que caracteriza a música ocidental dos últimos quinhentos anos. (JB)

B

 
Background
Efeitos de acompanhamento ou "de fundo" usados durante a atuação de solistas - canto ou instrumento - também conhecido no jargão profissional pela abreviação "BG".(JB)
Balada
Canção lenta; a maioria delas vem da música comercial. Entre as baladas conhecidas podem ser citadas: “Body and Soul”, “My Funny Valentine”, “Moonlight in Vermont”. (JB)
Band
Orquestra, banda (na linguagem da música popular brasileira a expressão "banda" é usada para conjuntos com metais, palhetas e grupo rítmico, semelhante ao seu emprego no jazz - banda militar é outra coisa). (JB)
Band-Leader
Chefe de orquestra.
Battle
Contenda, desafio entre dois músicos ou conjuntos. No período do bebop também chamado de chase. (JB)
Beat
Pulsação rítmica básica que caracteriza o jazz. No jargão do jazz, fala-se em two beat quando são sublinhados dois tempos, e em four beat quando os quatro tempos são igualmente ressaltados. A expressão é usada também como sinônimo de intensidade rítmica ou suingue.(LOC)
Bebop (ou Bop)
É o primeiro estilo de jazz moderno, praticado a partir da primeira metade da década de 40. Seus principais representantes foram: Thelonious Monk, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Bud Powell e Kenny Clarke. (LOC)
Big band
Orquestra de jazz, geralmente entre 14 e 20 músicos. A orquestra-padrão de Benny Goodman era de 14 músicos, a de Duke Ellington de 15, a de Count Basie chegou a 18. (LOC)
Blowing session
Sessão descontraída de jazz, o mesmo que jam session. (LOC)
Blue note
A terça e a sétima bemolizadas, características da escala de blues. (LOC)
Blues
Forma de música folclórica, inicialmente vocal e depois instrumental, criada pelos negros do Sul dos Estados Unidos no século XIX, foi com o ragtime uma das principais raízes do jazz. Sua estrutura básica era de 12 compassos, divididos em três seqüências de quatro compassos. As blue notes emprestam-lhe caráter harmônico-melódico pungente, seja em tempo rápido ou lento.
 (LOC)
Blues man
Músico (cantor ou instrumentista) que utiliza o blues como matéria-prima de expressão. (LOC)
Blues shouter
Bluesman que se exprime de modo particularmente vigoroso, de maneira gritada e exasperada. (LOC)
Blues singer
Cantor de blues.
Boogie Woogie
Estilo pianístico, normalmente de ritmo rápido, caracterizado por um acompanhamento de percussão e pelo esquema do blues em doze compassos. Trata-se de uma expressão de origem duvidosa (na gíria antiga dos negros do sul significava divertir-se enormemente que indica um estilo pianístico, seguido na maioria das vezes pelos músicos negros) para interpretar de uma forma peculiar o clássico blues de doze compassos.
Bopper
Músico que toca no estilo bebop.
Bounce
Bounce Determinado tipo de toque ou andamento: tão lento e relaxado quanto possível ainda que conservando o swing.(JB)
Brass band
Bandas negras de instrumentos de sopro do fim do século XIX, inicio do XX, típicas de Nova Orleans. Tocavam em festas públicas, como o "Mardi Gras" (Terça-Feira Gorda), em enterros e casamentos. (LOC)
Break
Cadenza rítmico-melódica inserida pelo improvisador (instrumentista ou cantor) no meio de um solo, enquanto o acompanhamento rítmico é suspenso. (LOC)
Break chorus
Um break cuja duração é a de um chorus. (LOC)
Bridge
Literalmente, ponte. É a terceira seção (de oito compassos) de um tema de 32 compassos, na forma tradicional AABA. Um tema clássico de jazz contém o tema propriamente dito, de oito compassos, e um subtema (B, a bridge), também de oito. O tema principal é tocado duas vezes, vindo depois a bridge, e por fim a retomada do tema principal. (LOC). Parte central de uma song ou tema. A forma da maioria das canções é AABA, ou seja: uma frase de 8 compassos (A); repetição dessa frase (A); surge uma segunda frase (B), igualmente de 8 compassos; repetição da primeira frase (A). A frase "B" é a central ou a "ponte".(JB)

C

Cadenza
Demonstração de virtuosismo do solista, que improvisa sem acompanhamento. Na música erudita, parte integrante dos concertos para instrumento solista (piano, violino, violoncelo) e orquestra. (LOC)
Changes
Alteração por parte do instrumentista da seqüência harmônica original de uma melodia. (JB)
Chase
Dois ou mais instrumentistas se revezam solando, quase em forma de uma disputa - a maioria das vezes em fours.(JB)
Chorus
Unidade formal do jazz. Improvisação solista baseada num tema de 12 (blues) ou 32 compassos (song). Plural: chorusse.(JB) Um dos segmentos de um solo, contado pelo número de compassos (12, 16 ou 32, geralmente).(LOC)
Cluster
Blocos ou "cachos" de notas a maioria das vezes usados como efeito e sem sentido harmônico determinado. Muitas vezes executado no piano ou órgão com a palma da mão ou com o cotovelo.(JB)
Combo
Pequeno conjunto de jazz, até oito membros. A palavra é uma abreviação de "combination of musicians' (combinação de músicos). (LOC)
Corny
Antiquado, de mau gosto, primário.(JB)
D

Dixieland
Literalmente, a região de Dixie, o Sul dos Estados Unidos, a terra ao sul da linha imaginária entre as cidades de Madison e Dixie. Como estilo de jazz, adaptação do estilo Nova Orleans, feita a partir da Original Dixieland Jazz Band, formada em 1908 por Nick La Rocca, por músicos brancos de Chicago, na década de 20. (LOC)
Drive
Intensidade rítmica. No jargão jazzístico, tocar com vigor e "garra".(LOC)
E

F

Featuren
Destaque de um solista.(JB)
Feeling
Sentido, sensibilidade, bossa, "aquele algo mais", capacidade de compreensão ou execução de um fenômeno musical inexplicável através de palavras. (JB)
Field Holler
Tipo de canto do jazz arcaico. "Chamadas" ritmadas que os escravos cantavam nas plantações e nos campos dos Estados do Sul, baseadas em motivos africanos.(JB)
Flatted fifth
Quinta bemolizada. Numa escala de dó maior, o acorde dó-sol bemol.(LOC)
Flatted seventh
Sétima bemolizada. Numa escala de dó maior, o acorde do-si bemol, t(pico do blues (blue note). (LOC)
Flugelhorn (fliscorne)
Espécie de trompete, de som mais encorpado e caloroso. (LOC)
Fours
Improvisação alternada entre dois ou mais solistas com duração de 4 compassos. Battle ou Chase, espécie de competição entre dois improvisadores que eram feitas, em geral, com duração de 4 compassos.(JB)
Free
Livre musicalmente, não vinculado à estrutura harmônica tradicional, a esquemas formais ou à regularidade do beat. O conceito de "libertação" do free jazz inclui também interpretações de natureza social e racial.(JB)
Funky
Profundo sentido ou identidade com o blues original, transmitido, a maioria das vezes, em passagens mais lentas.(JB)
Designação do estilo vigoroso, pleno de swing, fortemente marcado pelos blues, característico de músicos e combos muito em voga nos anos 50 e 60 (Horace Silver, The Jazz Messengers). (LOC)

G


Gospel
 
Na tradição musical norte-americana, a música de igreja das congregações negras, fruto da adaptação do binário protestante à cultura musical afro-americana. (LOC)
Gospel singer
 
Cantor(a) de gospel.
Getbucket
 
Tipo de execução do antigo jazz relacionada mais com a sonoridade, expressão e simplicidade do toque instrumental.(JB)
Growl
 
Efeito que se obtém no trompete e no trombone, semelhante a um grunhido; sonoridade rouca. (LOC)
H
Head arrangement
 
"Arranjo de cabeça"; arranjo oral feito durante um ensaio. (LOC)
Hip, Hipster
Norman Mailer define bem: "Hip é a própria experiência do órfão primitivo às voltas com a impiedosa jung!e da cidade grande... O hipster é aquele que já absorveu a constante ameaça existencial do negro... A linguagem do hip é a linguagem da energia: como ela é encontrada, como ela é perdida... Seria difícil encontrar o perfil do hip, sem o sangue do ...... O hipster - a célula rebelde de nosso corpo social - vive, se comporta e reage a partir da voz do próprio instinto... Seu maior desejo é criar um mundo melhor baseado nas raízes de nossos próprios instintos..." O protótipo do hipster é negro, mas existem também hipsters brancos. O contrário de hip é square.(JB)
Hit
Música de sucesso.
Honk
Literalmente, grasnar de pato. Som cavo produzido no registro grave do saxofone para pontuar rítmica e sonoramente uma frase melódica. (LOC)
Honker
Apelido que recebia o saxofonista que imitava a voz de patos selvagens. (LOC)
Honky-Tonky
Esse era o nome dado aos pequenos botequins onde, no surgimento do jazz, pianistas tocavam ragtime e boogie-woogie. Esses músicos eram chamados de honk-tonk pianists.(JB)
Hot
Intensidade expressiva, manifestada através da sonoridade, do fraseado e do swing. Musicalmente, no jazz, hot não significa o antônimo de cool.(JB)
Adjetivava, antigamente, o que os admiradores dos estilos Nova Orleans e clássico consideravam o verdadeiro jazz. Também usado para distinguir o jazz que tem swing de sua contrafação mecânica. (LOC)
Hot Jazz
Expressão usada para caracterizar o jazz mais tradicional. Em termos jazzísticos, hot não significa o contrário de coo!. O hot jazz de Lester Young é cool e os músicos do hard bop tocam um cool jazz que é muito hot".(JB)
I
Integration
Integração, perfeito equilíbrio na atuação dos instrumentistas de um conjunto.(JB)
Intro
Introdução.
J

Jammin
Improvisar livremente.(JB)
Jam Session
Grupo de músicos improvisando, sem arranjos, sobre temas propostos. (LOC)
JATP
Jazz At The Philharmonic. Turnês de concertos realizadas pelo empresário Norman Granz desde 1944, das quais fizeram parte os maiores músicos do jazz.(JB)
Jitterbug
Dança de jazz; dançarino de jazz.(JB)
Jump
Swing com beat bastante acentuado muito comum no Harlem.(JB)
K

L

Label
Selo de uma empresa fonográfica.
Lead
Literalmente: liderar. A expressão é usada para caracterizar o instrumento ou o instrumentista que toca mais forte ou a nota mais aguda num arranjo. No naipe de saxofones o lead é o sax-alto; no contraponto dixieland (pistão, trombone, clarineta) o lead é o pistão. O lead de um naipe de pistões, ou trombones, por exemplo, deve tocar bem nas regiões agudas mas ter, ao mesmo tempo, boa leitura. Não confundir, portanto, lead com solista - este tem que ser, acima de tudo, um bom improvisador.(JB)
Legato
Maneira de tocar as notas interligadamente, em cadeia, sem interrupção. (LOC)
M

Master
Matriz. Essa expressão é também usada para caracterizar os números originais de gravações, sobretudo das antigas, ainda em 78 r.p.m.(JB).
Mainstream
Ao pé da letra, corrente principal. Nesta concepção, designa a linha de evolução normal do jazz que mantém, sempre, um compromisso com suas raízes e tradições. Designa, igualmente, o estilo intermediário entre o jazz tradicional e o moderno, também conhecido como middle-jazz. (LOC)
Marching band
O mesmo que brass hand. (LOC)
Medley
Temas diferentes, apresentados abreviadamente em série, mas mantendo uma certa unidade estilística. (LOC)
Melody session
À seção melódica pertencem os instrumentos de sopro, em contraposição ao piano, guitarra, baixo e bateria, que formam a rhythm section. No jazz moderno os instrumentos da seção rítmica são constantemente integrados na melódica.(JB)
Minstrel
Espetáculo feito por negros (às vezes com a participação de brancos maquiados) muito comum e popular no século passado.(JB)
Modal
Tipo de improvisação desenvolvida por Miles Davis e John Coltrane na segunda metade dos anos 50 a qual se baseia em escalas (sugeridas pelo tema) e não mais em encadeamentos harmônicos.(JB)
Multi-tracking
Superposição de faixas gravadas. (LOC)
N
New thing
Denominação genérica do jazz de vanguarda dos anos 60. a partir de Ornette Coleman. (LOC)
O

Original
Tema ou pequeno motivo criado por um solista a fim de improvisar sobre o mesmo. Às vezes um original é também usado por outros instrumentistas, tornando-se assim um standard. (LOC)
Ostinato
Ostinato Repetição obsessiva de uma nota ou de um tema. (LOC)
P

Pedal tone
Tom sustentado na linha do baixo durante vários compassos. sobre os quais as harmonias podem mudar constantemente. (LOC)
Pocket trumpet
Mini-trompete, cujo pavilhão em grande parte cerrado produz um som menos amplo, mas mais cortante. (LOC)
Poll
Enquete realizada por revistas especializadas ou não, a fim de identificar entre críticos e aficionados do jazz os conjuntos, instrumentistas e cantores mais considerados. As revistas de jazz fazem, em geral, polls anuais. O mais importante deles é realizado duas vezes por ano pela revista Down Beat - um deles é feito entre críticos e o outro entre os admiradores do jazz. (JB)
Pop
Música popular, impregnada de elementos de rock e Jazz.(JB)
Q

R

Ragtime
Tipo de música surgida no fim do Século XIX na Luisiana e no Missouri, é a versão negra, muito sincopada, da música pianística européia de salão. Seus cultores mais famosos foram Scott Joplin (1868-1917) e Tom Turpin (1873-1922).(LOC)
Re-issue
Re-edição de discos mais antigos, a maioria deles de importância histórica.(JB)
Revival
Redescoberta do estilo New Orleans nos anos 40. Expressão também usada genericamente, como swing revival.(JB)
Rythm & Blues ( R&B)
Música blues com beat bastante acentuado; música popular característica dos negros em seus guetos nas grandes cidades, assim como nos estados do sul dos EUA.(JB)
Rythm Section
Grupo rítmico de uma orquestra (piano, guitarra, baixo e bateria). Eles são responsáveis pelo beat e fornecem, também, a base harmônica sobre a qual a melody section improvisa.(JB)
Riff
Pequena frase de 2 a 4 compassos, usada, às vezes, como tema. Comumente o pequeno motivo riff é repetido regular e constantemente e sobre ele instrumentistas ou cantores colocam uma melodia. As repetições do riff provocam quase sempre uma forte subida da intensidade musical.(JB)
Rock & Roll
Versão branca mais comercial do rhythm & blues muito popular nos anos 50.(JB)
Rock
Abreviação de rock&roll. Na forma abreviada a expressão é usada mais comumente para identificar a música jovem dos anos 60, a qual vem também do rock&roll. A partir da segunda metade da década de 60 o rock, que inicialmente era uma música feita exclusivamente para dançar, começou a evoluir técnica e musicalmente, passou a assimilar elementos de outras músicas e culturas, formando, em seus estágios mais avançados, uma só unidade com o jazz nos anos 70.(JB)
S

Scat
Improvisação vocal em que as palavras (letras das músicas) são substituídas por um silabar onomatopaico, com uso arbitrário de vogais de efeito puramente sonoro (ba da bu dé du da etc.). Louis Armstrong foi o primeiro a fazer uso do scat. Ella Fitzgerald é a grande mestre do scat-vocal. No período do bebop ele era chamado também de bop vocal.(JB)
Section
Grupo instrumental que forma um naipe. Uma big band é formada de vários naipes: o dos pistões, dos trombones e dos saxofones. A rhythm section é composta de instrumentos diferentes (piano, guitarra, baixo, bateria e demais instrumentos de percussão). Esse grupo é çhamado de naipe - em português mas simplesmente de "seção rítmica", "base" ou, na gíria profissional, de "cozinha".(JB)
Shout
Tipo de "chamada" melódica bem ritmada da pré-história do jazz. Estágio anterior do blues.(JB)
Shouter
Tem mais a ver com o blues moderno do que com o shout da pré-história do jazz. Um blues shouter autêntico e expressivo é o vocalista de blues Joe Turner, por exemplo.(JB)
Sideman
Membro de um conjunto ou orquestra que não é o líder. (LOC)
Single Note
Tipo de improvisação feita por pianistas ou guitarristas na qual tocam uma só nota por vez sem fazer uso de acordes.(JB)
Sistema Lídico
Esse sistema foi criado e desenvolvido por George RusselL e se baseia na horizontalidade de diversas escalas e não na verticalidade dos acordes da harmonia tradicional. Possui um íntimo parentesco com o sistema modal grego e medieval (pré-tonal, portanto), nos quais havia várias escalas básicas (modos) ao invés de funções harmônicas (tônica, dominante, subdominante). O sistema lídico foi precursor da improvisação linear do free-iazz a qual é completamente desligada de encadeamentos harmônicos tonais. Lídio é um modo grego.(JB)
Soul
Gospel profano. Muito próximo ao blues e o mais forte elemento da música popular negra contemporânea.(JB)
Sound
Literalmente: som. Essa palavra é usada hoje em dia - em inglês e em outros idiomas - quase como um sinônimo de timbre, o qual identifica a "cor sonora" de determinado solista ou grupo instrumental.(JB)
Spiritual (song)
Este termo genérico designa vários tipos de composições poético-musícais afro-norte-americanas de caráter religioso: toda uma família de gêneros musicais sacros nos quais podem e devem distinguir-se demandas e motivações culturais muito variadas, fases e momentos históricos sucessivos, atitudes estilísticas e orientações estéticas inclusive contraditórias, funções sociais com freqüência opostas. Apesar de tudo isto, não existe canto religioso negro-norte-americano que não exalte a liberação dos negros como conseqüência estrutural da revelação divina. O termo spiritual adquiriu um caráter fortemente negro apenas no final do século XIX, pois antes disso referia-se aos cantos sacros dos colonos metodistas da Nova Inglaterra.
Standard
Tema originalmente popular que passa a integrar o repertório dos músicos de jazz (“The Man I Love”, “Indiana”), ou tema jazzístico que passa a ser um clássico do estilo ("Night in Tunisia" é um standard do bop). (LOC)
Street Parade
Tema originalmente popular que passa a integrar o repertório dos músicos de jazz (The Man I Love', 'Indiana'), ou tema jazzístico que passa a ser um clássico do estilo )"Night o Tunisia" é um standard do bop. (LOC)
Stride
Estilo de piano típico do Harlem dos anos 20 e 30 caracterizado pela marcação da mão esquerda tocando uma nota no primeiro e no terceiro beats, e um acorde de três ou quatro notas no segundo e quarto tempos. James P. Johnson (1891-1955) e Fats Waller (1904-1943) foram seus cultores mais importantes. (LOC)
Soul
Gospel profano. Muito próximo ao blues e o mais forte elemento da música popular negra contemporânea.(JB)
Stomp
Tema tocado e improvisado em um tempo bem marcado. (LOC)
Stop Time
Ritmo descontinuo, em que se toca, apenas, o primeiro de dois compassos. (LOC)
Swing
O termo, que em inglês significa balanço e oscilação, é utilizado no jazz com duas acepções completamente diferentes. No sentido técnico, e utilizando normalmente a inicial maiúscula, a palavra foi objeto, no passado, de vivas disputas, até fazer coincidir seu conceito com uma espécie de essência indescritível e de fator diferencial fundamental do jazz, que engloba suas características imprescindíveis e insubstituíveis. Os estudiosos mais modernos preferem defini-lo como um dinamismo especifico produzido por vários elementos, como o deslocamento insólito dos acentos nos tempos fracos do compasso, a pulsação rítmica muito marcada, a superposição de diferentes planos rítmicos, o ataque decidido (hot) das notas e a execução melódica flexível e liberada de todo o rigor, porém marcada pela pulsação regular dos compassos.
Swing
A palavra "swing" tem nos Estados Unidos e internacionalmente, dois significados. Um deles se refere ao estilo do jazz dos anos 30 e o outro é empregado como sinônimo de "balanço", "bossa", fluência e naturalidade no canto ou no toque instrumental (aquele pianista tem muito "swing"). Neste seu segundo significado essa expressão é conhecida e muito usada no Brasil, sobretudo nos meios musicais. Por essa razão ela será aportuguesada todas as vezes que for usada nesse sentido.
T

Tailgate style
Estilo típico dos trombonistas de Nova Orleans. A denominação tailgate (porta ou portão traseiros) provém do fato de que, quando as bandas desfilavam em carroças, o trombonista tinha de tocar virado para fora, no fundo (tailgate) da carroça, a fim de movimentar com liberdade a vara de seu instrumento. (LOC)
Takes
Diferentes versões de uma mesma peça que se realizam num estúdio de gravações, até que solistas, músicos e produtores em geral optem por uma delas para publicação em disco. (LOC)
Tonal
Sistema clássico de composição baseado em funções harmônicas. Nele os acordes ganham determinados "significados" que os fazem afastar de uns e se aproximar de outros, criando assim tensões e afrouxamentos. O sistema tonal é tridimensional e se baseia no princípio do “inicio meio fim".(JB)
Touch
Toque. Palavra aplicada especialmente ao modo de um pianista ferir o teclado. (LOC)
Two Beat Jazz
No jazz tradicional as composições eram feitas em compassos de 4 tempos dos quais dois (o 1º e o 3º) eram acentuados. A música dixieland e New Orleans são dois típicos exemplos de two beat iazz.(JB)
U
Uníssono
Expressão extraída da música clássica que significa a execução conjunta de uma mesma nota ou melodia por parte de toda uma orquestra ou um grupo instrumental. Os músicos do bebop gostavam muito de apresentar seus temas primeiramente com todos os instrumentos em uníssono.(JB)
V

W

Washboard
Literalmente, tábua de lavar roupa. E o instrumento rítmico mais primitivo do jazz, consistindo basicamente de uma folha de zinco ondulada, que é percutida pelos dedais do instrumentista. (LOC)
Worksong
Canção de trabalho. Pré-forma da música do jazz. Essas canções eram cantadas pelos escravos nas plantações nos Estados do Sul a fim de que, com o ritmo da música, eles pudessem trabalhar melhor e mais depressa.
X

Y

Z


 Fonte: Clube do Jazz http://www.clubedejazz.com.br/

Nenhum comentário: